O Fórum Estadual dos Servidores saiu da audiência com o governo, no início da tarde desta quarta-feira (03/04), sem uma definição de como será efetuado o pagamento dos salários de abril e das 4 folhas em atraso deixadas pela gestão passada.
Até o momento o que se apresenta são possibilidades. Isso porque as entidades não acataram a proposta do Executivo de pagar de forma integral, no dia 15 de abril, quem ganha até 3 mil reais. As entidades avaliaram o valor como muito baixo e solicitaram mudanças. A partir disso ocorreu um longo debate, que resultou na contraproposta do governo de aumentar o valor e pagar a quem recebe até 4 mil.
O diretor de assuntos jurídicos do SINAI-RN, Felipe Assunção, conta que o Fórum afirmou que os 4 mil ainda eram insuficientes: “Não aceitamos esta contraproposta. Foi então que o governo nos disse que vai buscar aumentar esse valor para 5 mil, até segunda-feira que vem. Mas não é nada concreto”.
Uma nova audiência foi marcada entre o Fórum e o governo. O encontro acontecerá no dia 8 de abril, segunda-feira, às 10h, no Gabinete Civil. A expectativa é que nesta reunião esta situação seja definida.
Quanto as 4 folhas em atraso deixadas pela gestão Robinson Faria, a situação segue a mesma. Ainda não há perspectiva de quando vão ser quitadas. Isso porque o processo de angariar os recursos dos royalties do petróleo e gás dos anos de 2019 a 2022 segue em curso.