Os salários dos meses restantes de 2019 e o 13º serão quitados sem atrasos. É o que prometeu a governadora Fátima Bezerra em audiência nesta terça-feira (27) com o Fórum Estadual dos Servidores. Contudo, o pagamento das 3 folhas em atraso relativas a novembro, dezembro e o décimo terceiro de 2018 seguem sem previsão de quando serão quitadas. Isso porque o governo alega ainda não dispor de recursos suficientes para saldar a dívida.
Reposição de perdas também foi cobrada
Na ocasião, o Fórum também cobrou a reposição salarial de 16,38% já concedido a algumas categorias. Porém, a Governadora afirmou que neste ano não é possível sob a alegação de questões fiscais e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Apesar disso, o coordenador secretário do SINAI-RN, Santino Arruda, fez um apelo ao governo lembrando que os servidores acumulam perdas salariais há 10 anos: “Entendo os argumentos do governo, mas discordo, pois não é proibido repor perdas. Não ser possível conviver por 10 anos sem ter o salário reajustado”, afirmou o sindicalista.
Liberação de consignados será em setembro
A novidade é que, de acordo com o Executivo, a partir de setembro os empréstimos consignados serão liberados aos servidores com uma carência de 6 meses.
Governo promete realizar concurso para a FUNDASE até agosto do ano que vem
Até agosto de 2020 o governo vai realizar um concurso para a FUNDASE. É o que promete o Executivo. Diante disso, a coordenadora geral do SINAI-RN, Zilta Nunes, lembrou que é necessário dar celeridade neste processo, uma vez que a Fundação hoje está repleta de trabalhadores temporários e há a necessidade de se inserir servidores efetivos no quadro.