Nesta sexta-feira, 13 de setembro, completam cinco dias da greve dos servidores do DETRAN/RN e ao fim dessa primeira semana de paralisação, ocorrem hoje atividades em Currais Novos e na capital. Em Natal, foi servido café da manhã e realizada atividade cultural em frente a sede do Departamento Estadual de Trânsito. Enquanto isso, houve piquete em Currais Novos, com a presença da coordenação do SINAI-RN e de servidores dos municípios de Santa Cruz e Parelhas, que debateram sobre o movimento grevista e suas causas.
A greve foi deflagrada em 09 de setembro e tem como motivação o não atendimento a pauta dos trabalhadores da Autarquia, que cobram do Executivo as seguintes questões:
- Revogação do decreto 29.007/2019;
- Realização de concurso público;
- Reajuste salarial; e
- Pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas do órgão.
De acordo com o diretor de comunicação do SINAI, Alexandre Guedes, a adesão da categoria tem sido satisfatória. Alexandre lembra ainda que os servidores estão insatisfeitos com a inércia do Governo e que as negociações com o Estado remontam ao início do ano, sem que nada tenha sido realizado.
Greve do DETRAN | Resumo da semana
Na segunda-feira (09), primeiro dia de greve dos servidores do DETRAN, a paralisação afetou os diversos serviços na sede estadual, em Natal, e no interior. Piquetes foram realizados nos locais de trabalho e na capital, os trabalhadores ficaram acampados ao longo da manhã, dialogando com a população acerca das motivações do movimento grevista.
Na terça-feira (10), foi realizada Assembleia Extraordinária na sede estadual do Departamento, reunindo delegações do Seridó, Alto Oeste, Ceará Mirim, Pau dos Ferros e Natal, na ocasião, os servidores do DETRAN/RN rejeitaram a contraproposta apresentada pelo governo e decidiram pela manutenção da greve.
Na quarta-feira (11), a direção do SINAI-RN protocolou ofício informando ao governo a decisão dos trabalhadores do DETRAN de rechaçar a contraproposta apresentada pelo Executivo. No documento, o Sindicato pediu o agendamento de audiência para dar continuidade às negociações.
Na sexta-feira (13), houve piquete em Currais Novos e atividade cultural em Natal.