A Reforma da Previdência Estadual apresentada pelo Governo Fátima Bezerra (PT) ao Fórum dos Servidores no início de dezembro foi alvo de críticas por parte da coordenadora geral do SINAI-RN, Zilta Nunes. A sindicalista se posicionou em entrevista concedida na segunda-feira (09) à Rádio 91.9 FM Natal: “A Reforma vai tirar direitos, fazer com que os salários sejam reduzidos. Se a gente for analisar do ponto de vista econômico, ele (o projeto) traz muitos problemas, principalmente a taxação de ativos e inativos. Isso gera desequilíbrio, desigualdade. Se há mais de dez anos não temos reajuste como vão taxar os servidores?”, indaga.
Embora faça críticas ao projeto, Zilta afirma que o SINAI está disposto a dialogar com o Executivo. No entanto, os trabalhadores que compõe o Sindicato precisam ser consultados e nesse sentido, uma assembleia geral está marcada para esta quarta-feira, 11 de dezembro, no Centro Administrativo de Natal (Saiba mais AQUI): “Nós precisamos, acima de tudo, dialogar com a nossa base”.
A entrevista contou também com a presença do coordenador secretário do SINAI-RN, Santino Arruda. “O SINAI é contra a Reforma, porque ela tira direitos e não garante estabilidade, sustentabilidade. As coisas podem piorar. Se o Estado não melhorar a sua arrecadação, sair do Limite Prudencial, fazer concurso para preencher os cargos vagos por aposentadoria, fazer a correção salarial, não tem como votar essa Reforma”, afirma.
Assista a entrevista completa AQUI, a partir dos 26 minutos.