Em assembleia, trabalhadores do DETRAN defendem que o distanciamento social seja mantido e avaliam audiência com a direção do Departamento


Os trabalhadores do DETRAN/RN são favoráveis a manutenção do distanciamento social. A categoria pede que o trabalho em casa seja mantido mesmo após 5 de maio, dia em que o último decreto editado pelo Governo estará vencendo.

A avaliação dos profissionais aconteceu em audiência virtual na sexta-feira (24), organizada pelo SINAI-RN, a Astran e a OLT da categoria. Na ocasião, os trabalhadores avaliaram outros pontos, bem como discutiram sobre o resultado da audiência entre a direção do SINAI-RN e a do Departamento, ocorrida em 22 de abril (quarta). Confira abaixo um resumo da assembleia:

1 – Promessa de novo concurso público, fruto do acordo coletivo de 2019

Na audiência virtual com a direção do SINAI-RN, o Diretor do DETRAN prometeu que um novo concurso da categoria será realizado neste ano e o ingresso dos aprovados até 2021. Quanto as questões burocráticas, o gestor disse que um relatório da comissão do concurso seria entregue na quarta (22 de abril). No entanto, durante a assembleia membros da comissão explicaram que o relatório ainda não está concluído. Ficou deliberado que os trabalhadores do DETRAN vão exigir que a direção do Departamento dê respostas sobre esta questão em até 7 dias.

2 – Pagamento dos processos indenizatórios

Durante a audiência o SINAI-RN afirmou que o Governo não está cumprindo este acordo firmado em 2019. A direção do DETRAN reconheceu e se comprometeu a começar a pagar os processos, iniciando pelos menores valores. A promessa é que isso aconteça em 7 dias, a partir de 22 de abril. Em resposta os trabalhadores deliberaram cobrar um calendário destes pagamentos, assim como as faixas de valores com as devidas datas. Também ficou definido que se deve cobrar o pagamento de outras pendências, como o abono permanência e as horas extras em atraso.

3 – Plano de saúde

De acordo com o informado, está em fase de licitação. Segundo a legislação, esse procedimento deve ser feito a cada 5 anos. A direção do DETRAN disse que firmou um contrato temporário com uma empresa do ramo de saúde até que o processo seja finalizado. O contrato vale até fevereiro de 2021, segundo o gestor. Contudo, há informações conflitantes. De acordo com relatos de trabalhadores na assembleia, o contrato tem validade até o início de dezembro deste ano.

Insatisfeitos, os profissionais do Departamento pedem providências imediatas. Ficou acertado que o SINAI vai cobrar soluções ao Diretor do DETRAN, esperando obter respostas em até uma semana.

4 – Duas folhas em atraso

O SINAI cobrou do Diretor do DETRAN o pagamento das duas folhas em atraso (dezembro e o 13º de 2018) e lembrou que parte da categoria (aposentados e pensionistas) está amargando este atraso. No entanto, ouviu que não há novidades acerca deste ponto. Assim, a assembleia deliberou seguir cobrando este pagamento ao Governo.

5 – Auxílio alimentação

A direção do Sindicato expôs que categoria cobra que este auxílio passe de mil para mil e trezentos reais. Em resposta o Diretor do DETRAN afirmou que um levantamento foi realizado e que em breve dará respostas, a depender de outras áreas do Governo. Ficou definido em assembleia que o SINAI seguirá cobrando.

6 – Manutenção do distanciamento social e o trabalho em casa

Tendo em vista o aumento dos números de casos e as mortes em decorrência da Covid-19, no Brasil e no RN, os trabalhadores defendem que o distanciamento social continue mesmo após 5 de maio, dia em que vence o último decreto editado pelo Governo do Estado. Pedem também para continuar trabalhando em casa, via internet.

Nesse sentido, a categoria definiu manter o estado de greve, devendo avaliar a movimentação do Governo em assembleia agendada para 5 de maio.