Em ofício encaminhado ao DETRAN, SINAI-RN aponta casos de Covid-19 na Autarquia e pede reunião para tratar de plano de saúde e PCCR


Em ofício ao diretor do DETRAN-RN protocolado na manhã dessa quinta-feira, 21 de janeiro, o SINAI-RN requisitou à adoção de uma série de medidas na Autarquia para combater os casos de Covid-19 no Departamento e cobrou da direção o agendamento de uma reunião conjunta, com presença de representantes dos trabalhadores, para tratar da licitação do Plano de Saúde e da contratação da empresa vencedora.

Entre as requisições feitas à direção do órgão, estão:
• Relatório do quantitativo de servidores que foram afastados do trabalho em decorrência de contaminação pela Covid-19, com indicação do setor de lotação;
• Adoção exclusiva do teletrabalho para servidores que já vem desenvolvendo esse procedimento, sem necessidade de rodízio presencial. Maior atenção ao grupo de risco do novo coronavírus, dispensando-os dos trabalhos presenciais;
• Fornecimento de equipamentos de proteção individual para os servidores que realizam trabalhos presenciais;
• Adoção e cumprimento de protocolos de biossegurança no Departamento; e
• Distribuição de máscara, álcool 70 e panfleto informativo entre usuários.

Ainda no documento, o Sindicato cobrou a definição de uma data para o pagamento das promoções, insalubridades e quinquênios até a abertura do orçamento 2021. O Sindicato também solicitou informações sobre a tramitação do projeto de reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria e sobre a realização de concurso público, conforme acordado com o Governo em 2019.

A elaboração e entrega do ofício foram deliberadas em recente Assembleia dos/a trabalhadores/as do DETRAN.

DETRAN-RN e Covid-19
De acordo com levantamento parcial do SINAI-RN, já temos identificado 45 trabalhadores do DETRAN (entre profissionais efetivos, comissionados, terceirizados e cedidos) diagnosticados com o novo coronavírus e afastados de suas atividades, em Natal e no interior do Estado. Contudo, o Sindicato acredita que esse número é bem maior.

O Sindicato também chama atenção para o fato de que os profissionais que trabalham com atendimento ao público estão mais suscetíveis de contrair o vírus e são a maioria dos infectados hoje no Departamento. Além disso, em visitas à sede da Autarquia, em Natal, diretores sindicais constataram aglomerações frequentes de pessoas no portão do DETRAN localizado na Av. Perimetral Leste.

Diante desses dados e dos riscos aos quais estão submetidos trabalhadores e usuários do DETRAN, foi feita uma paralisação das atividades no último dia 13/01. A paralisação, de caráter educativo, durou 24 horas e buscou conscientizar e orientar o público. Desse modo, os usuários que foram até o DETRAN na data foram orientados sobre cuidados que devem ter para prevenir a disseminação do novo coronavírus e receberam um kit com panfleto informativo, máscara e álcool 70.