Devido ao agravamento da pandemia a direção do Sindicato defende a suspensão dos atendimentos presenciais da Autarquia
Reajuste salarial, PCCR, concurso público, pagamento de direitos, plano de saúde e pandemia. Esses foram alguns dos temas tratados na audiência entre representantes do SINAI-RN, trabalhadores do DETRAN e direção da Autarquia. A reunião foi realizada de forma remota, na manhã da última terça-feira (02/03), com a finalidade de debater a pauta de reivindicações da categoria.
Confira abaixo um resumo do que foi abordado:
1. Reajuste salarial: A direção informou que vai aguardar a liberação do orçamento para proceder uma simulação e posteriormente informar seu posicionamento sobre o tema.
2. Cumprimento do acordo de 2019:
2.1. Concurso público – A comissão do concurso solicitou um prazo maior para concluir o relatório final, até o dia 19/03. Informou ainda que concluiu cinco fases previstas, de um total de oito. Desse modo, ficou agendada reunião no dia 22 de março para tratar do concurso.
2.2. Data base – A regulamentação deve ocorrer com a lei de reestruturação do plano de cargos.
3. Reestruturação do PCCR: De acordo com a direção do Departamento, o prazo de 60 dias pleiteado pelos trabalhadores para conclusão da tramitação do PCCR é insuficiente. Desse modo, a diretoria se comprometeu a prestar mais informações sobre os trâmites do Plano na reunião do dia 22/03.
4. Creche: Ao mesmo tempo em que ponderou que o tema requer um estudo mais aprofundado, a direção afirmou estar aberta para debater essa demanda.
5. Pagamento de direitos até 1° de maio: Conforme a direção do Órgão, a tramitação acerca da liberação/execução dos pagamentos está finalizada no DETRAN e deverá ocorrer tão logo o orçamento seja aberto. Em todo caso, a subsecretaria de administração será contatada a fim de agilizar a execução dos direitos (promoções, insalubridade, quinquênio, abono permanência, etc.).
6. Plano de saúde: O Sindicato questionou a cobrança de mais de uma fatura dentro de um mês, o que penaliza a categoria. A direção do DETRAN informou que há uma dívida antiga e que nesse novo contrato está sendo cobrada pela Hapvida. Disse estar acontecendo uma negociação entre a chefia de gabinete do Departamento, a empresa Hapvida e a Fiscal do plano. Porém, a direção do SINAI-RN pediu que os trabalhadores participem diretamente das negociações, podendo saber das propostas como também apresentar seus posicionamentos. “Não concordamos com a cobrança como está sendo feita. Nela não há a participação da categoria, de forma coletiva”, afirmou o diretor de comunicação do SINAI, Alexandre Guedes.
Ainda sobre o tema do plano de saúde, em decorrência das muitas reclamações feitas pelos trabalhadores/usuários do plano, especialmente quanto ao descredenciamento de médicos e difícil atendimento nas áreas de pediatria, obstetrícia, psicologia, ginecologista, cardiologista e neurologista, foi solicitada uma reunião entre Sindicato, DETRAN e Hapvida. A data dessa reunião ainda não foi definida.
7. Pandemia: Considerando o agravamento da crise sanitária e o aumento de casos de Covid-19, bem como o posicionamento da categoria em Assembleia anterior, foi solicitado a suspensão do atendimento presencial da Autarquia em todo o Estado.
A direção do Sindicato está mantendo contato com a OLT da categoria a fim de agendar a próxima assembleia que debaterá essas questões.