Para acompanhar envio do PCCS à AL, Assembleia dos servidores do IDIARN decide reivindicar audiência com SEARH


Registro da Assembleia virtual do IDIARN – 28/06/2021

Com o objetivo de acompanhar o envio à Assembleia Legislativa do projeto que visa implementar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a Assembleia dos servidores do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) decidiu reivindicar o agendamento de audiência com a SEARH. A deliberação foi tirada durante encontro virtual da categoria nessa segunda-feira, 28 de junho, conduzido pela direção do SINAI-RN.

Na ocasião, os trabalhadores afirmaram ser preciso se reunir com o Executivo Estadual para acertar os detalhes do encaminhamento do anteprojeto do Plano à AL. Desta forma, um ofício será encaminhado pelo Sindicato à Secretaria de Administração, com cópia para a direção do Instituto e assessoria jurídica da Casa Civil (GAC).

Segundo o prometido pela SEARH na última audiência com o SINAI, ocorrida em 14 de junho, até setembro o texto deve ser enviado ao parlamento. A expectativa do Sindicato é que já a partir de janeiro o PCCS esteja em vigor, após os efeitos da Lei Federal 173/2020 que impede qualquer aumento salarial para servidor entre maio de 2020 e dezembro de 2021. Assim, a entidade pretende usar a audiência com a Secretaria para cobrar mais celeridade no processo a fim de que o prazo prometido seja devidamente cumprido.

Sobre a implantação das Gratificações de Representação de Gabinete, as GRGs, a categoria foi informada pelo SINAI que o Governo prometeu implantá-las até agosto. Assim como no PCCS, também ficou definido que a entidade vai acompanhar essa questão de perto, sobretudo porque desde pelo menos 21 de maio o processo se encontra parado na Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais (CONTRAG/GAC).

Nova Assembleia

A categoria voltará a se reunir em nova Assembleia. O encontro virtual está marcado para 26 de julho, pelo Google Meet. O horário ainda será definido e posteriormente divulgado pelo SINAI-RN.