Os trabalhadores do DETRAN estão reivindicando do Governo estadual celeridade na tramitação do projeto que visa reestruturar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), na realização do concurso público e no pagamento dos processos pendentes, bem como a retomada imediata do telebrabalho. As deliberações foram tiradas em Assembleia virtual da categoria, coordenada pelo SINAI-RN, na segunda-feira (12).
Na ocasião, com vistas a manter a pressão em busca do PCCR, realização do concurso público e pagamento de processos pendentes, os trabalhadores deliberaram que a entidade faça as devidas cobranças ao Governo na reunião agendada para sexta, 16 de julho.
Sobre o teletrabalho, os profissionais afirmaram que trabalhar em casa permite proteger parte do quadro funcional do risco de contaminação e morte pela doença, uma vez que várias sedes do Departamento estão em condições precárias e sem qualquer protocolo de biossegurança. Para comprovar a necessidade de o Executivo reaplicar a medida, a categoria decidiu que o Sindicato seguirá fazendo um levantamento da infraestrutura dos prédios da Autarquia, em Natal e no interior.
Pressão do SINAI-RN sobre o Diretor do DETRAN nessa terça (13)
Conforme deliberação da Assembleia, o SINAI-RN foi até o DETRAN nessa terça (13). Cobrou informações acerca das tramitações do Plano, concurso e processos pendentes.
Foi informado pelo Diretor do Departamento que nesta quarta (14 de julho) serão respondidas as diligências da SEAD sobre o PCCR e que a audiência de sexta (16 de julho) está confirmada. Sobre o concurso, o gestor da Autarquia disse ter enviado o processo à SEAD para as devidas providências. Já em relação aos processos pendentes, o Diretor informou que sua equipe está fazendo o devido levantamento e instrução.
Reforma Administrativa (PEC 32/2020)
Por entender os impactos destrutivos na União, Estados e Municípios, que serão causados pelo Reforma Administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro, os trabalhadores aprovaram organizar um seminário sobre o tema. Por ora, o evento ainda não tem data. Contudo, os detalhes serão divulgados em breve.
Indicativo e Assembleia
A categoria decidiu manter o indicativo de paralisação e/ou greve até o atendimento das reivindicações apresentadas pelo SINAI-RN ao Executivo. Ficou acertado que uma nova Assembleia, também no formato remoto, acontecerá em 19 de julho (segunda-feira), pelo Google Meet.
Informes gerais
O SINAI-RN informou aos trabalhadores que 24 de julho será mais um Dia Nacional de Luta em prol do Fora Bolsonaro. Terá como pauta:
– A luta contra a política genocida na condução da pandemia;
– A luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32);
– A defesa da vacinação para todos e a quebra das patentes; e
– A defesa do auxílio emergencial de 600 reais até o final da pandemia.