1° Congresso Estadual da Intersindical oficializa instalação da central no RN


Foto: Lenilton Lima

A realização do 1° Congresso Estadual da Intersindical oficializou a instalação da central no Rio Grande do Norte. O evento aconteceu nesse sábado, 31 de julho, de forma híbrida, com participantes presentes na sede estadual do SINAI-RN, em Natal, e à distância por meio de uma plataforma remota. Pautou o desmonte do Estado brasileiro, os ataques à classe trabalhadora e as consequências da Reforma Administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro.

Na ocasião, foi empossada a direção estadual da entidade. O grupo é composto por Santino Arruda (Secretário Geral), Euzamar Mesquita (Secretária de Finanças), Zilta Nunes (Secretária de Formação), Marcelo Tinoco (Secretário de Comunicação), Salvina Maria (Secretária de Opressões), Júnior Monteiro, João Alves Moura, Aparecida Costa Dantas e Sanderes Souza de Oliveira. Por sua vez, José Nilson, Maria Célia e Eliel Bezerra integram o Conselho Fiscal. Já Francisco Antônio Duarte, Marcia Guedes e Hermes Alves de Oliveira ocupam a suplência.

O momento foi saudado por várias lideranças, entre elas Edson Carneiro Índio (Secretário Geral da Intersindical), Alexandre Guedes (Integrante da CSP Conlutas e Diretor de Comunicação do SINAI-RN), Eliane Bandeira (Presidenta da CUT/RN e Diretora do SINTE/RN) e representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), da Associação de Apoio às Comunidades do Campo (AACC), de movimentos sociais e trabalhadores da educação e classe bancária. Para os presentes, a instalação oficial da Intersindical no RN representa unir forças entre a classe trabalhadora para barrar os retrocessos impostos na atual conjuntura.

Embora desde 2008 faça parte das lutas locais, contando com o SINAI-RN como filiado, só agora a Intersindical de fato terá uma maior presença no Estado, constituída por dirigentes.

Santino Arruda, que é coordenador secretário do Sindicato e agora ocupa a secretaria geral da central no RN, afirmou que o Congresso é um marco histórico: “A Intersindical está sendo constituída oficialmente aqui no nosso Estado. Na prática, já operava há muito tempo, mas formalmente passa a atuar a partir desse momento. Então, isso aqui (o Congresso) é a reafirmação da luta que a gente vem fazendo”, disse.

A coordenadora geral do SINAI-RN e Secretária de Formação da central, Zilta Nunes, disse que o Congresso tem ainda mais relevância em meio ao atual quadro brasileiro: “Essa luta vem sendo construída desde 2008, (mas é importante) principalmente no momento que vivemos, com o desmonte do Estado brasileiro”.

Já Maria Sineide, que atua como secretária de formação do Sindicato, opinou que o evento vai fortalecer ainda mais a entidade no Rio Grande do Norte: “Ela já existe aqui no RN desde 2008. De lá para cá, a gente vem fazendo a luta, e a Intersindical tem se postado de uma forma muito eficaz nas lutas sociais. Espero que a gente consiga lutar com mais propriedade”.

Confira todas as fotos do 1° Congresso Estadual da Intersindical AQUI.

“Fora Bolsonaro” em 18 de agosto

O Congresso aprovou a participação da Intersindical do RN no “Fora Bolsonaro” convocado nacionalmente para 18 de agosto. Assim como em 29 de maio, 19 de junho, 03 e 24 de julho, vai pautar o impeachment do Presidente da República, a luta contra a Reforma Administrativa e privatizações de estatais, e em prol da concessão do auxílio emergencial de 600 reais até o final da pandemia para os desempregados. A luta por vacina para todos, defesa do SUS, da ciência e o repúdio à política genocida da gestão Bolsonaro são outras bandeiras defendidas pelos trabalhadores.

Por ora, as atividades locais ainda não foram definidas. Contudo, serão divulgadas pelo SINAI-RN tão logo sejam organizadas.