Nesta sexta-feira (03), 2º dia da greve dos trabalhadores do DETRAN-RN, a categoria se reuniu para avaliar o resultado da audiência com representantes do Governo ocorrida nessa quinta (02 de setembro). A avaliação coletiva aconteceu durante um piquete na sede estadual da Autarquia, em Natal, organizado pelo SINAI-RN.
Na ocasião, a base foi informada que o Executivo disse ter uma proposta, que não foi formalizada ao SINAI. Contudo, a proposição ainda não está pronta e nenhum prazo foi estabelecido. Desta forma, os profissionais entenderam que a conversa com o Governo não trouxe avanços no sentido de poder avaliar e encaminhar sobre algo concreto. Ou seja, uma proposta do Executivo. Mas o diálogo segue aberto: “Estamos prontos para avaliar e encaminhar sobre qualquer proposta do Governo”, afirma Alexandre Guedes, diretor de comunicação do SINAI-RN e trabalhador do Departamento.
O movimento continuará ao longo da próxima semana, com atividades na capital e no interior do Estado. Os horários e locais ainda estão sendo planejados. Na próxima quarta, 08 de setembro, acontecerão piquetes da greve em todo o RN, com a categoria de sobreaviso quanto a necessidade de uma assembleia.
Alexandre afirma ser consenso que as negociações passadas com o Governo não resultaram em nada concreto. Portanto, cruzar os braços foi a única saída para chamar a atenção das autoridades. A paralisação por tempo indeterminado acontece porque os trabalhadores reivindicam a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), a realização de concurso público e o pagamento de processos pendentes.