Em reunião com Governo, SINAI-RN debate reposição salarial do Idema, Emater, Ipern e FJA


A diretoria do SINAI-RN participou de reunião com o Controlador Geral do RN, Pedro Lopes, para tratar da reposição parcial salarial de 15% para os servidores do Idema, Emater, Ipern e Fundação José Augusto a partir de 2022.

A reunião ocorreu na manhã da terça-feira, 16 de novembro, na Secretaria de Administração. Na ocasião, o Governo apresentou tabelas e simulações com a aplicação do reajuste para os servidores desses quatros órgãos da base do Sindicato. Contudo, a entidade identificou inconsistência em algumas planilhas e o material seguiu para revisão e correção pelo Executivo.

A reunião do SINAI com o Governo integra uma série de encontros entre o Poder público e o Sindicato para tratar do reajuste de 15% dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas previsto para março do próximo ano.

Para o Sindicato, a recomposição de 15% anunciada pelo Governo do RN não é satisfatória, visto que há mais de dez anos uma expressiva parcela dos servidores estaduais não têm reajuste e as perdas salariais do período ultrapassam 80%. Somado a isso, o SINAI questiona o período da implantação do reajuste, apontando o mês janeiro como mais apropriado, e ainda solicita a concessão de promoções para alguns órgãos.

Conforme aponta o Governo, o percentual anunciado leva em conta o cenário atual. Nesse sentido, de acordo com o coordenador secretário do SINAI, Santino Arruda, embora a reposição parcial de 15% em 2022 não seja ideal, ela também não inviabiliza a continuidade da luta pela reparação total das perdas salariais do funcionalismo. “Além disso, as estruturações ou reestruturações dos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações de todos os órgãos da base do Sindicato seguirão sendo buscadas, independente do reajuste”, diz Santino.

NOVAS NEGOCIAÇÕES ACERCA DO REAJUSTE

Na sexta-feira, 19 de novembro, o SINAI voltará a se reunir com o Governo. Dessa vez, será tratada a recomposição parcial salarial de 15% da JUCERN e Fundase, bem como das empresas DATANORTE, CEASA e EMPARN.

Já no sábado, 20 de novembro, às 10h, uma nova reunião acontece na Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo. Aí, o Governo vai apresentar ao SINAI e representações da base do Sindicato a proposta levada ao Comitê Gestor de Negociação para o reajuste do funcionalismo.

Caso a proposta seja aprovada pelo Comitê, a expectativa do Sindicato é que a Governadora Fátima Bezerra (PT) encaminhe o projeto para a Assembleia Legislativa entre os dias 22 e 26 de novembro.

DETRAN-RN, IDIARN e Gabinete Civil não estão incluídos nesta fase de negociações do Sindicato, pois já foram contemplados em negociações anteriores.