Os servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) decidiram suspender a Parada de Advertência agendada para esta quinta-feira (02). A decisão coletiva saiu em Assembleia presencial coordenada pelo SINAI-RN na manhã de hoje.
Na ocasião, a categoria resolveu suspender a paralisação de 24 horas porque o Governo do RN ofereceu um novo índice de recomposição parcial de perdas salariais para ativos, aposentados e pensionistas. A proposta foi apresentada em audiência na última segunda (29). Mas o SINAI não foi convidado, tampouco teve acesso a minuta do projeto.
Segundo informações oficiais, a proposta governamental consiste em implementar 42% para o nível médio e 15% para os trabalhadores dos níveis fundamental e superior. Embora seja cobrada para todos a recomposição de 90%, índice de perdas acumuladas de 2010 para cá, os trabalhadores aceitaram a oferta.
De acordo com a direção do Sindicato, a proposta do Governo não trata da reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Além disso, o Executivo também ainda não sinalizou qualquer possibilidade de convocar um concurso público.
Apesar disso, o SINAI vai lutar para que o projeto seja enviado rapidamente à Assembleia Legislativa, aprovado e sancionado pela Governadora. Tudo isso deve ser feito ainda em dezembro deste ano para que janeiro de 2022 passe a valer as mudanças.
Zilta Nunes, que é coordenadora geral do SINAI-RN, garante que a entidade continuará lutando para que o Governo atenda a pauta dos servidores da EMATER de forma integral.