Dirigentes SINAI-RN voltaram a cobrar do Governo Fátima a realização imediata de um concurso no DETRAN, categoria que está em greve desde 1º de junho. A cobrança foi feita na segunda-feira (06) em reunião com a Secretária da Administração, o Controlador Geral do Estado e o Diretor da Autarquia.
Em resposta, os representantes do Executivo prometeram que o Estado vai consultar o Ministério Público (MP). A ideia, segundo afirmaram, é verificar a possibilidade de realizar o certame neste ano, uma vez que o Governo está no limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Desta forma, sugeriram enquadrar o DETRAN dentro do serviço de prestação de segurança pública, finalidade inicial da Autarquia, para encontrar brechas legais na LRF.
O coordenador financeiro e tesoureiro substituto do SINAI-RN, Felipe Assunção, conta que a entidade afirmou que a categoria não pode seguir esperando, pois desde 2019 aguarda a realização do concurso acertado no acordo fechado com o Governo após a greve daquele ano. Assim, continuará em greve, denunciando para o povo potiguar a falta de condições para trabalhar diante do quadro escasso de servidores.
Ato em frente à Governadoria
Os trabalhadores do DETRAN aprovaram a realização de um Ato Público em frente à Governadoria. A deliberação saiu no piquete realizado na sede estadual na manhã desta terça, 07 de junho. Entretanto, a data ainda não foi definida porque o Sindicato vai dialogar com as lideranças das CIRETRANS para saber o melhor dia para reunir os profissionais. “Vamos fazer diligências para contatar o interior do Estado para deliberar um Ato aqui na capital, na Governadoria”, afirma Felipe Assunção.
A categoria também decidiu que o SINAI deve reivindicar uma reunião com a Governadora ou representante. Para isso, uma comissão que está sendo formada vai entregar um ofício nesta quarta (08), no Gabinete Civil. Para fechar, foi decidido que a entidade tentará conversar com o Ministério Público, órgão a ser consultado pelo Governo sobre a realização do concurso público no Departamento.