Categoria também autoriza Assessoria Jurídica do SINAI-RN a tomar medidas administrativas e jurídicas sobre o tema.
Reunidos em Assembleia no dia 08 de dezembro convocada pelo SINAI-RN, os/as trabalhadores/as do DETRAN-RN deliberaram por formar uma comissão da categoria que terá a função de registrar as deficiências e reclamações contra o Plano de Saúde vigente na Autarquia e que foi contratado pela Direção do Departamento Estadual de Trânsito.
Também na Assembleia, ficou decidido que a assessoria jurídica do SINAI irá receber reclamações dos trabalhadores que se sentiram lesados pelo Plano de Saúde Hapvida e que, de posse dessas reclamações, que deverão ser protocoladas na Autarquia, o Sindicato tomará as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para preservar o direito da categoria de usufruir do Plano de Saúde; direito conquistado há mais de três décadas.
As deliberações da Assembleia foram tomadas pela categoria tendo em vista os relatos sobre a má prestação do serviço de saúde pela empresa Hapvida. Os trabalhadores relatam demora na marcação de consultas; ressarcimentos que demoram mais de 30 dias para ocorrer; alta rotatividade de profissionais médicos, com perda de qualidade nos atendimentos; falta de comunicação prévia sobre descredenciamento de profissionais; cobertura ineficiente para atender quem reside em municípios no interior do Estado; e até mesmo problemas de higiene nos ambientes hospitalares e cirúrgicos.
“Os casos citados pelos trabalhadores indicam que algo precisa ser feito e de forma urgente! O SINAI-RN, embora defenda a saúde pública, de qualidade e gratuita, entende que o Plano de Saúde é uma das conquistas mais antigas da categoria, fruto do primeiro acordo coletivo estabelecido entre a Autarquia e o Sindicato, em 1991”, esclarece o coordenador de Comunicação do SINAI e servidor do DETRAN, Alexandre Guedes.
Para Alexandre, é preciso que haja uma mudança com relação aos serviços prestados pelo Plano de Saúde vigente. “Para tal, é preciso que a categoria se una em prol de seus interesses e faça registro desses graves problemas. Uma conquista coletiva da categoria está ameaçada pela negligência e falta de respeito da empresa que foi contratada na última licitação. Essa situação não pode perdurar. O DETRAN, contratante do Plano de Saúde, deve cobrar o cumprimento integral do contrato. Por sua vez, a pessoa responsável pela fiscalização do contrato, eleita pela categoria, assim como o subcoordenador do setor de Recursos Humanos, indicado pela Administração da Autarquia para gerir o Plano, também devem atestar esse tratamento que fere a dignidade do/a servidor/a e seus dependentes, para solucionar essa questão”, finaliza Alexandre.
Além de tratar do Plano de Saúde, a Assembleia, que reuniu trabalhadores do DETRAN de todo o RN, apresentou informes sobre a campanha salarial de 2022 com vistas a preparação da pauta para o ano de 2023.