Os trabalhadores terceirizados do DETRAN que atuam no serviço de asseio e conservação da Autarquia e que estavam com salários atrasados há dois meses, receberam o pagamento. A informação foi repassada ao SINAI-RN pelo Coordenador de Administração do Departamento Estadual de Trânsito.
O pagamento dos trabalhadores ocorre após denuncia do Sindicato, com cobrança ao governo do RN e às empresas responsáveis da regularização dos pagamentos de outubro e novembro desses profissionais, além do pagamento em dia da folha de dezembro.
A Jaguari, empresa que devia o salário do mês de outubro aos terceirizados e que recentemente perdeu a licitação junto ao Governo e não atua mais no DETRAN, efetuou o pagamento aos trabalhadores que atuam em Natal em 13/12. Para aqueles trabalhadores que desempenham atividades no interior do Estado, a empresa informou que a quitação dos salários será feita até o final da quarta-feira, 14 de dezembro.
“O pagamento do salário de outubro devido pela empresa Jaguari foi confirmados pelos trabalhadores de Natal”, afirma o Coordenador de Comunicação do SINAI, Alexandre Guedes. “Contudo, os terceirizados ainda precisam receber as verbas rescisórias, férias e 13⁰ proporcionais”, completa.
Por sua vez, a empresa ganhadora da licitação, RM, efetuou na tarde de 12/12 o pagamento referente ao mês de novembro. Esse pagamento se deu com cinco dias de atraso e foram identificados alguns erros que, conforme a empresa, estão sendo corrigidos.
O SINAI reforça que o salário é direito e também patrimônio do trabalhador, que deve ser quitado em dia. “Sem o salário, o trabalhador assume uma condição análoga a escravidão”, conclui Alexandre.