Em audiência com governo, Fórum dos Servidores cobra pagamento dos aposentados, pensionistas, ativos e outras demandas


Nesta quarta-feira (26) o Fórum Estadual dos Servidores cobrou do governo o pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas que ganham acima de 4 mil reais relativo a junho. A cobrança foi feita em audiência com o governador Robinson Faria, a Chefe de Gabinete Civil e outros secretários de Estado. Os sindicatos também pautaram outras demandas. Veja um resumo da audiência entre Fórum e governo:

Pagamento/atrasos de salários dos aposentados, pensionistas e ativos

Ficou acordado que os aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 4 mil vão receber o salário de junho até o dia 31/07. Porém, o governo não deu perspectiva de quando vai acabar com os atrasos de salários de ativos e aposentados. Desde 2016 os servidores do funcionalismo amargam atrasos no pagamento.

Décimo terceiro salário dos aposentados

O governo disse que ainda não há nenhuma definição. O Fórum seguirá cobrando.

Abono de permanência

Deliberou-se que as secretarias de Administração, Planejamento PEG e Control vão buscar uma solução jurídica para justificar a concessão do direito no ambiente administrativo.

LDO 2018

O Fórum protestou contra o congelamento de despesas e salários, determinado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, aprovada em 13 de julho pelos deputados estaduais. Os sindicatos mostraram-se favoráveis ao rateio do déficit Previdenciário e o fim das sobras dos outros poderes. Ficou acordado que o governador vai analisar o pleito junto com sua equipe. Foi acertado que na semana que vem o Fórum vai retomar esse debate com a SEPLAN e o GAC.

LOA 2018

Ficou acordado que a partir da semana que vem o Fórum vai participar das reuniões que vão construir o projeto de lei dentro da SEPLAN.