Fórum sai de audiência com governo sem calendário de pagamento e notícias dos 13º de 2017 e 2018


Não há perspectiva para o governo apresentar o calendário de pagamento dos servidores estaduais, tampouco pagar os décimos de 2017 e 2018 dos aposentados. Foi com essas informações que os representantes do Fórum Estadual dos Servidores saíram da audiência com a chefe do gabinete civil, Tatiana Mendes, e o secretário de planejamento, Gustavo Nogueira, realizada no início da tarde desta quinta-feira (12).

A coordenadora geral do SINAI-RN, Zilta Nunes, esteve na audiência e conta que ficou claro que o governo não se compromete em apresentar com clareza um calendário de pagamento da folha. Segundo ela, o governo também se nega a informar quando vai quitar o décimo de 2017 para os aposentados que ganham acima de 3 mil reais e pagar os 40% do 13º de 2018.

A sindicalista conta que o governo mostrou dados e disse que a receita do RN aumentou se comparada a do 1º semestre deste ano de 2018. Apesar disso, alega que os recursos ainda são insuficientes para pagar os salários do funcionalismo. Embora alegue não dispor de recursos, na audiência o Executivo afirmou estar pagando os salários em dia. A afirmação foi contestada pelos sindicatos: “Os salários estão sendo pagos com atraso. Se estivesse pagando em dia os servidores ativos e aposentados receberiam seus salários até o último dia útil de cada mês. É isso que a Constituição do RN manda”, afirmou.

Zilta Nunes conta que após a audiência o Fórum dos Servidores acertou que vai agendar uma reunião para discutir o resultado da conversa com o governo e chamar um novo ato unificado. A data da reunião ainda não está definida.

Diante do quadro atual, a coordenadora conclama a base do SINAI-RN a continuar ativa na luta: “Temos que continuar pressionando o governo. A luta é o caminho!’.