Fórum se articula com deputado para tentar barrar o congelamento de salários e do orçamento de 2018


Os sindicatos que compõem o Fórum dos Servidores Estaduais se articularam, em reunião nessa quinta-feira (06) com o deputado estadual Fernando Mineiro, para traçar estratégias de luta contra a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2018 apresentada pelo governo.

A proposta do governo preocupa os sindicalistas, uma vez que visa congelar os gastos públicos do RN para o ano que vem, bem como até os salários dos servidores. Na ocasião, o deputado Fernando Mineiro informou que já apresentou uma emenda à LDO, objetivando garantir a reposição salarial do funcionalismo com base na inflação anual.

Na manhã desta sexta-feira (07/07), conforme aconselhou o parlamentar, o Fórum foi até à Assembleia Legislativa para conversar com o relator da LDO, deputado José Dias, para negociar e sensibiliza-lo a acatar a emenda apresentada por Mineiro. Na segunda-feira (10) o Fórum deverá voltar à Assembleia Legislativa para dialogar outra vez com o relator e os demais parlamentares.

A expectativa é que a Lei de Diretrizes Orçamentárias do RN para 2018 seja votada pela Comissão de Finanças da AL na próxima terça-feira (11), indo à votação no plenário na quarta-feira (12).

Para o SINAI-RN, a LDO de 2018, se aprovada conforme apresentou o governo, vai precarizar ainda mais os serviços públicos e por consequência a vida do conjunto de servidores do Estado.