A discussão sobre reajuste salarial, reestruturação e/ou criação de planos de carreira e concurso público, que por ora ainda não apresenta avanços, será retomada em agosto durante nova audiência com o Governo. É o que prometeu ao SINAI-RN nesta terça-feira (27) o secretário estadual de administração, Pedro Lopes. Desse modo, o gestor agendou para 09/08 outra rodada de negociação.
De acordo com Santino Arruda, que é coordenador geral substituto do Sindicato, a audiência desta terça (27 de junho) foi “muito delicada”. O sindicalista conta que Pedro Lopes afirmou não ser possível neste ano reajustar salários e apresentar uma proposta imediata que vise reestruturar ou produzir novos PCCRs: “Se discutirá para o ano que vem. A ideia é que sejam feitos ajustes nos projetos de lei neste ano e que passem a valer em 2024. Não temos segurança, certeza de que será concretizado, mas é uma perspectiva. Vamos trabalhar para isso”, apontou Santino.
Ele conta que em agosto será publicado o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) responsável por viabilizar um concurso unificado para as diversas áreas, entre elas a base do SINAI: “O TAG, que é o instrumento que vai viabilizar os concursos, sai em agosto, provavelmente no dia 09”.
Vale-alimentação, Sistema de Saúde e redistribuídos
Os dirigentes do SINAI-RN também cobraram de Pedro Lopes informações acerca do vale-alimentação, do Sistema Público de Saúde (SIPES) e das tabelas salariais para os redistribuídos da DATANORTE e BANDERN. Em resposta, o gestor prometeu trabalhar em julho uma reestruturação que garanta um vale para todos os servidores estaduais. Acerca do SIPES, disse que a comissão instalada pelo Governo está trabalhando/estudando a questão e enviará para o SINAI no mês de julho informações sobre o andamento do processo.
Questionado pelo SINAI sobre a falta de informações relativas às tabelas dos redistribuídos, disse que também em julho a comissão que cuida do tema vai prestar esclarecimentos ao Sindicato.