As unidades Central Natal e Via Direta do DETRAN, ambas na capital do RN, passarão por sanitizações ao longo desta semana. O anúncio foi pela direção do Departamento nesta segunda-feira (14) após dirigentes do SINAI-RN exigirem medidas urgentes no sentido de combater a disseminação da Covid-19. Representantes da ASTRAN e OLT da categoria também participaram das negociações.
O grupo ficou alarmado ao saber que ao menos 6 casos do novo Coronavírus já foram confirmados e 5 estão sob investigação na unidade Via Direta. Diante disso, a direção do DETRAN prometeu viabilizar com a chefia da Central do Cidadão uma sanitização do espaço. A expectativa é que o local fique fechado nesta terça e quarta-feira para a realização do procedimento. Já o setor de registro da unidade Central Natal passará por sanitização até pelo menos 17 de dezembro.
Embora os dirigentes da Autarquia tenham anunciado estas medidas, o SINAI-RN identificou nesta segunda uma grande aglomeração de pessoas no setor de registro. ‘’Isso deve estar acontecendo em outros órgãos da nossa base’’, acredita Alexandre Guedes, diretor de comunicação do Sindicato.
Assembleia
A pandemia será um dos pontos da pauta da Assembleia Virtual dos trabalhadores do DETRAN que acontecerá nesta quinta-feira (17). O encontro será pelo Google Meet, às 10h. A expectativa é que os servidores de todo o Estado discutam a atual situação das unidades espalhadas pelo RN em meio ao novo surto de Covid-19.
A assembleia ainda vai tratar das escolhas de representantes para compor a Comissão do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), informes e o resultado da audiência entre o SINAI e a direção que aconteceu em 08 de dezembro.
Fechamento
Desde que os serviços presenciais foram retomados no DETRAN, servidores vêm denunciado a falta de higienização nas unidades e o elevado risco de contaminação, com pessoas circulando sem máscara e desrespeitando o distanciamento físico.
Agora, com o aumento significativo no número de casos no Departamento, os servidores e a diretoria do Sindicato defendem o fechamento imediato da unidade Central Natal e das demais na capital e interior do RN. Porém, a direção da Autarquia alega ser impossível adotar o trabalho remoto para todos os setores, uma vez que há serviços que só podem ser ofertados presencialmente, como por exemplo as vistorias.
No entanto, os índices de contaminados no Brasil e Rio Grande do Norte têm aumentado nas últimas semanas. Como se sabe, não há remédios eficazes conhecidos e nem realização de testes rápidos para a Covid-19 que poderiam ser utilizados para barrar a disseminação do vírus. Somado a isso, não há perspectiva para o início da vacinação no país.