Após Governo remarcar audiência para 07/06, dirigentes do SINAI-RN pedem que conversa aconteça ainda em maio


Dirigentes do SINAI-RN pediram nesta quinta-feira (25) para o Governo do Estado realizar ainda em maio a audiência que vai tratar da pauta unificada da Campanha Salarial 2023. A reivindicação foi feita em conversa com o secretário de administração, Pedro Lopes.

Até então marcada para esta quinta (25 de maio), a audiência foi adiada no final da quarta (24 de maio) sob a alegação de que a apresentação do Plano Plurianual Anual (PPA) impediria o encontro. Desta forma, foi reagendada para 07 de junho, segunda semana do mês.

Diante disso, Zilta Nunes (Coordenadora Geral) e Santino Arruda (Coordenador Geral Substituto) procuraram mostrar para o gestor da SEAD que o diálogo entre Sindicato e Executivo é importante. Sobretudo porque os trabalhadores esperam avaliar as negociações já no dia 30 de maio, durante Plenária Unificada, conforme decidido no Ato Público de 18/05: “Mostramos que é preciso reunir SINAI e Governo o mais rápido possível”, afirma Santino Arruda.

Pressionado, o secretário Pedro Lopes indagou aos sindicalistas se a conversa necessariamente deve contar com a participação de Raimundo Alves, Chefe do Gabinete Civil. Cientes da necessidade, os dirigentes explicaram que gostariam de conversar com a Governadora. No entanto, já sabendo dessa remota possibilidade, afirmaram ser indispensável a presença do gestor do GAC.

Sem prometer atender ao pleito, Pedro Lopes ficou de tentar checar a agenda de Raimundo Alves para segunda-feira (29 de maio): “Mas nos adiantou ser bem difícil conseguir para essa data”, diz Santino Arruda.

Embora a conversa não tenha servido para esmiuçar a pauta da Campanha, o Secretário de Administração fez uma série de ponderações, dentre elas a de que o Governo está, a curto prazo, buscando uma saída para a demanda dos consignados. Também disse que o Executivo segue tentando destravar os concursos públicos junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE): “Porém, Pedro Lopes nos disse que outras demandas que envolvam gastos, exceto a questão dos consignados, somente será possível atender em 2024,” explica o sindicalista.

SINAI cogita adiar Plenária

O SINAI-RN cogita adiar a Plenária Unificada da base prevista para 30 de maio (terça-feira). Essa possibilidade leva em consideração a nova data em que deve ocorrer a conversa entre Sindicato e Executivo.

O iminente adiamento será discutido já nesta sexta (26): “Diante de tantas dificuldades, vamos avaliar se a Plenária vai acontecer em 30 de maio ou somente em junho”, conta Santino Arruda.