Com objetivo de apresentar, discutir e negociar a pauta de reivindicações dos trabalhadores da EMATER, uma comissão do SINAI-RN se reuniu com a direção do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte na manhã dessa terça-feira, 29 de outubro. Membros da Associação dos Servidores (Assema) também participaram da discussão.
Entre as demandas dos trabalhadores da EMATER apresentantes pelos representantes do SINAI na mesa de negociação, destacam-se:
1) Alcance funcional;
2) Correção das tabelas salariais;
3) Redimensionamento da estrutura do PCCR;
4) Benefícios do PCCR;
5) Realização de Concurso público;
6) Incentivo à produtividade; e
7) Delimitação de vigência e validade de possível acordo.
Frente à pauta de reivindicações da categoria, a direção do órgão argumentou que o Estado passa por situação de grave crise financeira e defendeu que as negociações relativas aos reajustes sejam conduzidas com a participação do Executivo. Ademais, a direção da EMATER alegou que atualmente há um processo de recuperação da estrutura de equipamentos da Instituição.
De acordo com o diretor de comunicação do SINAI-RN, Alexandre Guedes, diante do não avanço da pauta, os trabalhadores decidiram solicitar audiência com o Gabinete Civil para tratar da questão.