Os servidores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) consideraram insuficiente a proposta que o Governo do RN apresentou em outubro para repor as perdas salarias dos funcionários acumuladas nos últimos 11 anos. A posição dos trabalhadores foi externada em Assembleia presencial conduzida pela direção do SINAI-RN na manhã desta segunda-feira, 22 de novembro.
A categoria aponta que os 15% oferecidos pelo Executivo estadual estão muito abaixo dos 87% que se acumularam de 2010 para cá. Desta forma, foi deliberado que o Sindicato vai questionar o percentual apresentado pelo Governo, lembrando que menos de 25% da receita do IDEMA compõe a folha dos servidores. Contudo, os profissionais do Instituto não se posicionaram contra a implantação do percentual ofertado pelo Governo. Mas querem a continuidade da luta para que o índice seja melhorado.
Uma outra questão discutida foi a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Isso porque a categoria compreende ser urgente a atualização do Plano. Além disso, reivindicam a realização de concurso público com vistas a repor o quadro funcional.
Ficou acertado que outra Assembleia será convocada pelo SINAI para avaliar e deliberar ações que reforcem a luta em prol da reposição salarial, da reestruturação do PCCR e realização do concurso público. A data, local e horários serão divulgados pelo Sindicato em breve.