A direção do SINAI-RN, em conjunto com a comissão de negociação formada por trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito e a representação da Associação de Servidores (ASTRAN), participou de audiência com o Governo do Estado para tratar da Campanha Salarial e de melhores condições de trabalho na Autarquia.
A audiência aconteceu na tarde de 26 de abril, na Secretaria de Administração (SEAD), e contou com as presenças do Secretário da pasta, Pedro Lopes, e do Diretor Geral do DETRAN, Jonielson Pereira.
Na ocasião, dirigentes do Sindicato questionaram os representantes do governo sobre a pauta de reivindicações da categoria ao tempo em que apontaram para a elevação de arrecadação no Estado e no DETRAN. No entanto, sem apresentar propostas concretas, o Secretário informou que negociações salariais e outros projetos que impliquem em dispêndio financeiro, como Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ) e auxílios, ocorrerão apenas no segundo semestre. Desse modo, propôs a realização de uma nova audiência em 27 de junho para tratar da pauta geral da campanha salarial.
Sobre a realização do Concurso Público, o Secretário pediu “um pouco mais de paciência” e afirmou que nos próximos 40 ou 45 dias haverá uma definição, tendo em vista estar em andamento uma negociação entre Governo e Ministério Público de Contas (MPC) para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que possibilitará a realização do concurso para vários órgãos, incluindo o Departamento Estadual de Trânsito.
O Secretário perguntou quanto às demandas represadas da categoria, como direitos dos servidores que não estão sendo cumpridos, ficou pré-acordada uma nova reunião com o governo na terceira semana de maio para tratar dessas questões.
O SINAI-RN reforça o chamado para a Assembleia Geral Extraordinária da categoria que vai ocorrer no dia 04 de maio. Na oportunidade, a categoria vai avaliar a audiência em conjunto e deliberar sobre os rumos da luta.