Os trabalhadores do IPERN mostraram seu poder de mobilização durante Ato Político em defesa do Instituto e dos servidores que foi realizado na manhã de 16 de março.
O Ato ocorreu na segunda semana de greve dos trabalhadores e reuniu servidores da ativa, aposentados, representantes de centrais sindicais, de sindicatos e lideranças políticas, como a deputada Cristiane Dantas (Solidariedade) e os deputados Getúlio Rêgo (DEM) e Hermano Morais (PSB), que prestaram apoio à categoria.
Ao final da atividade, a categoria aprovou uma agenda de luta para os próximos dias. Confira:
- Visitas ao Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembleia Legislativa (AL);
- Cobrança acerca das mediações solicitadas na AL e à liderança do governo;e
- Ato Público em Defesa do IPERN e dos servidores, em 23/03 (quarta-feira), pela manhã. Local: Centro Administrativo, em frente à Governadoria.
GREVE DOS TRABALHADORES DO IPERN
A greve dos Trabalhadores do Instituto de Previdência Estadual (IPERN) iniciou em 10/03. Com o movimento grevista, o atendimento ao público no Instituto está paralisado em todo o Estado.
A categoria cobra a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), especialmente a reestruturação dos valores defasados, e a realização de Concurso Público para o Instituto.
Atualmente, o IPERN conta com cerca de 80 servidores para atender a todo o funcionalismo norte-riograndense e o último concurso para o órgão foi realizado em 1977, portanto, há 44 anos.
A categoria denuncia a urgência na realização de um certame, tendo em vista que muitos trabalhadores da ativa estão próximos de se aposentar e é necessário manter o serviço da previdência do Estado.