Dirigentes do SINAI-RN e trabalhadores do DETRAN de todas as partes do RN cobraram pessoalmente da Governadora a realização de um concurso público na Autarquia. A cobrança foi feita nessa quinta-feira, 30 de junho, em evento público no município de Jucurutu.
O coordenador de comunicação do Sindicato, Alexandre Guedes, relata que Fátima Bezerra recebeu do grupo uma cópia do acordo assinado pelo próprio Governo em 2019 prometendo a realização do certame em 2020 e ingresso dos aprovados no ano seguinte. A Chefe do Executivo estadual ouviu as cobranças, entretanto, agiu com indiferença: “A postura dela foi de indiferença. Não falou nada, não disse que sim, não disse que não”, relata o sindicalista.
Sem desistir da luta, os dirigentes do SINAI e servidores do Departamento conversaram com vários assessores do Governo, aproveitando para entregar cópias do acordo firmado entre Estado e Sindicato há mais de três anos, após o término da greve de 2019. No dia seguinte, nesta sexta (1º de julho) dando continuidade ao ato de Jucurutu, os trabalhadores do DETRAN-RN de Mossoró seguiram na luta com um ato na capital do Oeste, durante a inauguração da Central do Cidadão.
Em greve há um mês, completado nesta sexta, 1º de julho, a categoria vai seguir lutando em busca do concurso. Na segunda (04/07) serão realizados novos piquetes, em Natal e nas ciretrans espalhadas pelo interior do Rio Grande do Norte.
SINAI-RN comunica ao Governo que greve trabalhadores do DETRAN continua
O SINAI-RN comunicou ao Governo que os trabalhadores do DETRAN decidiram em Assembleia na terça (28) rejeitar a contraproposta do Estado, que não garantia a realização de um concurso na Autarquia, e manter a greve. Por meio de ofício, a gestão Fátima Bezerra foi informada que os profissionais reivindicam a realização de um certame ainda em 2022.
Encaminhado na quarta-feira (29), o texto rebate os argumentos da gestão Fátima Bezerra e aponta que, pautados no entendimento dos assessores jurídicos do Sindicato, os profissionais sabem que não existem obstáculos legais para promover o concurso neste ano. Diz ainda que o Governo pode buscar embasamento jurídico apenas quando for nomear os aprovados, por meio de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). Mantendo a porta aberta para seguir negociando, o Sindicato finaliza o documento se colocando à disposição para tirar dúvidas. Leia o ofício AQUI.
Luta por concurso público no DETRAN é tema de vídeo do SINAI-RN veiculado nas redes sociais
A luta em busca da realização de um concurso público no DETRAN-RN é o tema de um vídeo produzido pelo SINAI-RN para circular nas redes sociais.
Em 30 segundos, o Sindicato alerta que todos os anos o número de servidores concursados na Autarquia diminui. Assim, 40% dos trabalhadores efetivos já estão em idade de aposentadoria. Porém, terceirizados acabam ocupando os espaços deixados diante da não realização de concurso. Consequentemente, a sociedade é prejudicada. O exemplo disso é que uma vistoria feita por servidores identificou 120 carros clonados, enquanto outra realizada por uma empresa terceirizada não identificou nenhuma irregularidade.
Por fim, o VT lembra que a sociedade não poderá usufruir dos serviços públicos se não existirem servidores trabalhando. Assista AQUI.