Em seminário, mulheres do SINAI-RN debatem sobre os avanços e desafios da Lei Maria da Penha


Encerrando o Agosto Lilás, a Coordenação da Mulher Trabalhadora e demais setores oprimidos (Negros e LGBTs) do SINAI promoveu o Seminário “A Lei Maria da Penha e seus efeitos na vida das mulheres”.

Realizado na manhã de 29 de agosto, o Seminário reuniu dezenas de associadas no auditório do Sindicato e foi um momento informativo e de troca de vivências entre as mulheres. A atividade contou com uma palestra proferida pela advogada, voluntária da Rede Acolher e integrante do movimento de mulheres Olga Benário, Renata Laíze Coelho.

Sineide Lima, coordenadora da pasta da Mulher Trabalhadora do SINAI, explica que o objetivo do Seminário foi apresentar para as associadas à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e tudo de positivo que a Lei acarretou e acarreta a vida das mulheres. “Realizamos essa atividade em agosto, pois é o mês dedicado ao combate da violência de gênero e, ao proporcionar esses momentos, com a presença de voluntárias da Rede Acolher, as mulheres estão entendendo que o machismo continua forte no nosso cotidiano e que muitas de nós passam por situações de violência em decorrência da sociedade patriarcal. Também esclarecemos que a violência contra a mulher é crime e que o agressor deve ser punido”, diz Sineide.