O SINAI-RN, representado pela coordenadora geral da entidade, Zilta Nunes, e pela coordenadora de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Vilma Chrisóstomo, integrou a comitiva do Rio Grande do Norte que foi até a cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, conhecer in loco o modelo de assistência à saúde oferecido para os servidores públicos daquele estado.
No dia 20 de setembro, as representações de classe dos servidores públicos do RN, além do secretário de Estado de Administração, Pedro Lopes, participaram da visita técnica. Na ocasião, a comitiva conheceu a trajetória da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de MS (Cassems), a estrutura e os desafios enfrentados.
“Avalio que a visita técnica foi de grande importância para conhecermos o modelo de autogestão participativa e compartilhada. Devemos conhecer ainda outros modelos em voga no país e nossa perspectiva é que o servidor do RN possa contar com um sistema púbico estadual de saúde sustentável e eficiente nos próximos anos. A saúde é dever do Estado e os servidores públicos devem ter esse direito garantido”, esclarece Zilta.
SISTEMA PÚBLICO ESTADUAL DE SAÚDE
O SINAI integra a comissão que elabora um projeto para o Sistema Público Estadual de Saúde (SIPES) do RN. Essa comissão foi instituída pelo Governo no segundo semestre de 2023. A formação da comissão ocorreu após o Sindicato reivindicar, em mesas de negociação com o governo, a existência de um Sistema de Saúde voltado para atender ao funcionalismo.
Além do SINAI, a comissão do SIPES é formada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), do Sindicato dos Policiais Penais (SINDPPEN), da ASSPMBMRN, do SINDSAÚDE, da Associação dos Cabos e Soldados da PM, do SINDPERITOS, e pelo secretário de Administração, Pedro Lopes.