Projeto de Reforma da Previdência apresentado pelo Governo desagrada movimento sindical e Fórum dos Servidores elabora contraproposta para ser discutida com o Executivo.
Representantes do SINAI-RN participaram da reunião com o Governo do Estado que teve por pauta a reforma da Previdência no âmbito do serviço público. Na ocasião, o Governo apresentou o projeto de reforma que prevê aumento da alíquota de contribuição previdenciária para trabalhadores que recebem acima de R$5,8 mil. Segundo proposta do Executivo, o aumento seria escalonado e progressivo, variando de 11% a 18%, conforme faixa salarial do servidor. Além disso, haveria taxação de 11% nos salários de aposentados e pensionistas e o abono de permanência deixaria de ser uma obrigação do poder público.
A reunião ocorreu em 02 de dezembro e o projeto foi rejeitado por unanimidade pelas entidades que integram o Fórum. O SINAI se posicionou contrário ao projeto de reforma, por entender que o mesmo retira os direitos dos servidores; direitos conquistados ao longo de décadas. Além disso, a direção do Sindicato entende que a proposta está incompleta e genérica e que falta um estudo que aponte a real necessidade de mudança na Previdência.
Diante dessa situação, a direção do Sindicato tem se reunido com as demais lideranças que compõem o Fórum dos Servidores com o intuito de elaborar e, posteriormente, apresentar uma contraproposta de reforma da Previdência ao Executivo Estadual. O Sindicato também vai se reunir em plenária com sua base para discutir o tema. A previsão é que a reunião com a base seja realizada em 12 de dezembro (quinta-feira) e que uma nova audiência com o Governo ocorra no dia 13 (sexta-feira).