Fórum dos Servidores envia ofício ao Governo sugerindo medidas para garantir o pagamento dos salários e décimos


O Fórum Estadual dos Servidores está enviando nesta quarta-feira (28) um ofício ao governo sugerindo medidas que possam garantir o pagamento dos salários de outubro, novembro e dezembro e décimos de 2017 e 2018.

No documento, as entidades sugerem que o governo Robinson Faria:

1 – Suspenda, momentaneamente, o pagamento de fornecedores;
2 – Repasse o duodécimo aos poderes Judiciário e Legislativo no valor necessário para garantir o pagamento dos salários dos servidores;
3 – Repactue em 10% os orçamentos dos poderes a partir de 2019;
4 – Efetue uma compensação imediata das sobras orçamentárias;
5 – Solicite que o Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN) libere antecipadamente os recursos do ano que vem relativos aos royalties da exploração de petróleo e gás no RN.

Os sindicatos também pedem que o Gabinete Civil articule uma audiência conjunta que reúna o governo Robinson Faria, o governo eleito de Fátima Bezerra e os presidentes do Tribunal de Justiça do RN, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Constas do Estado, do Ministério Público Estadual e o Procurador Geral de Justiça.

As medidas foram construídas pelo Fórum durante uma reunião realizada nessa terça (27) logo após um Ato Unificado em frente à Governadoria, que rendeu uma audiência com a chefe do Gabinete Civil estadual Tatiana Mendes.

Outra deliberação da reunião dos sindicatos foi realizar um ato em frente ao TJ/RN no dia 5 de dezembro, quarta-feira. O objetivo é buscar um diálogo com o Presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN). A ideia das entidades também é sensibilizar, ao longo do processo, os deputados estaduais e atraí-los para que eles participem do debate em torno de uma solução para conter a crise.