O coordenador geral do SINAI-RN, Santino Arruda, conta que a ideia dos sindicatos é que os poderes Legislativo e Judiciário sejam os responsáveis pelo custeio da folha dos seus respectivos servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é "desimpactar" as contas do Executivo, que hoje é o poder responsável por pagar os salários dos aposentados de todos os poderes. Hoje ativos e aposentados estão recebendo seus salários com cerca de um mês de atraso. A proposta de emenda foi assinada por 13 parlamentares. Porém, o relator José Dias não assinou, tampouco se comprometeu em aceitar a emenda à LDO, se limitou a ouvir a exposição do Fórum.
Os sindicatos também propuseram uma emenda para garantir que a LDO traga o reajuste salarial com base na inflação anual, mais um 1% de esforço fiscal e o crescimento do PIB. Contudo, essa ideia não avançou como se esperava.
Nesta quarta-feira (12/07) os sindicatos vão até à Assembleia Legislativa para fazer pressão. A expectativa é que a LDO seja votada até a quinta (13).
LDO proposta pelo governo poderá congelar gastos e salários dos servidores
A proposta do governo visa congelar os gastos públicos do RN para o ano que vem, bem como até os salários dos servidores. O deputado Fernando Mineiro já apresentou uma emenda à LDO, objetivando garantir a reposição salarial do funcionalismo com base na inflação anual.