O Governo do Estado prometeu apresentar ao SINAI-RN, no dia 29 de abril, uma proposta para as reivindicações dos trabalhadores do DETRAN-RN. A promessa, feita por Pedro Lopes (Secretário de Administração) em audiência nesta terça-feira (23), que contou com a participação de membros do Gabinete Civil e do Diretor-Geral da autarquia, é fruto da mobilização da categoria em todo o Rio Grande do Norte, simbolizada na Assembleia que aconteceu na sede estadual da autarquia, em Natal, com indicativo de greve.
Segundo o coordenador de comunicação do SINAI e trabalhador do DETRAN, Alexandre Guedes, o Sindicato foi chamado para uma audiência justamente na manhã desta terça, durante a Assembleia dos trabalhadores do Departamento: “O Governo nos fez um apelo, pediu que aguardássemos até segunda-feira, 29 de abril, quando, segundo Pedro Lopes, vai nos apresentar uma proposta”, contou.
A proposta, espera o SINAI-RN, será avaliada em Assembleia marcada para 30 de abril, às 10h, na sede estadual da autarquia.
Reivindicações
Entre outras coisas, os trabalhadores do DETRAN reivindicam o cumprimento da data-base em março, estabelecida pela Lei 696/2022. Também exigem:
- Reajuste para recomposição da inflação do período de janeiro de 2022 a fevereiro de 2024, mais ganho real de 20% para os servidores da ativa, aposentados e pensionistas;
- Cumprimento do acordo do Concurso Público;
- Regulamentação das Gratificações;
- Reajuste do Auxílio Alimentação para R$ 1.700,00;
- Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ); e
- Reforma Estatutária e medidas administrativas no Departamento, que contemple: a) o respeito e a autonomia administrativa do órgão; b) o retorno da vinculação da Autarquia à Secretaria de Segurança Pública do RN; c) a eleição direta para Diretor Geral do DETRAN; e d) a criação do cargo de agente de trânsito.