A mobilização com possibilidade de greve será mantida para garantir direitos. É o que decidiu a Assembleia dos trabalhadores do DETRAN-RN promovida pelo SINAI-RN nesta quinta-feira (18). A atividade aconteceu em frente à Governadoria, mesmo espaço utilizado para realizar o Ato Público Unificado da Campanha Salarial 2023.
Lutando incansavelmente em busca de reajuste salarial, da realização de concurso público, em prol da implementação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) e por reajuste do Auxílio Alimentação, a categoria avaliou como positivas as atividades. Isso porque o Sindicato conseguiu agendar para 25 de maio uma audiência com Raimundo Alves (Chefe do Gabinete Civil) e Pedro Lopes (Secretário da Administração). O encontro vai tratar da pauta unificada das categorias que integram a base do SINAI, entre elas o DETRAN.
O resultado da audiência será avaliado durante uma Plenária dos servidores da base do SINAI. Por ora, está agendada para o dia 30 de maio. Local e horário estão indefinidos.
Trabalhador do DETRAN e diretor de comunicação do Sindicato, Alexandre Guedes reafirma que o modelo de negociação adotado pela gestão Fátima vem prejudicando a categoria. O sindicalista aponta que o Executivo não considerou que a Lei 696/2022 diz que os salários dos trabalhadores do DETRAN devem ser reajustados em 1º de março de cada ano. Também lembra que há quatro anos o Governo promete cumprir o acordo que prevê o tão esperado concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito.