Reunidos em Assembleia na manhã dessa quinta (10/12), os trabalhadores do Departamento Estadual de Imprensa (DEI-RN) deliberaram pela manutenção do estado de greve no órgão. A decisão acontece em virtude da falta de resposta do Governo do Estado sobre o retorno das gratificações.
A Assembleia aconteceu na sede do Departamento, em Natal, e foi convocada e coordenada pelo SINAI-RN. Na ocasião, além de manter o estado de greve, a categoria decidiu ainda encaminhar um abaixo-assinado à governadora cobrando a volta das gratificações e realizar uma nova Assembleia no dia 16/12, às 10h, tendo como pauta o indicativo de greve.
Entenda
Os trabalhadores do DEI estão em luta pela volta do pagamento das gratificações. No último dia 26 de novembro, a categoria cruzou os braços e paralisou as atividades por 24 horas, realizando um ato na frente da sede do Departamento.
As gratificações dos trabalhadores, pagas por mais de uma década, foram cortadas há pelo menos 10 meses. As gratificações representavam um reforço de até 600,00 reais no orçamento mensal e a retirada desse valor tem gerado dificuldades para a categoria, uma vez que a maior parte dos 33 servidores do DEI ganha pouco mais de um salário mínimo.
O corte foi recomendado ao Executivo Estadual pelo Ministério Público de Contas sob a alegação do respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Porém, essa versão é questionada pelos trabalhadores e pelo Sindicato. Assim, a categoria tem se mobilizado pelo retorno dessas gratificações.