O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI-RN) repudia a invasão da sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), ocorrida na última terça-feira (08). O ato de violência aconteceu sob a liderança do prefeito de Natal, o senhor Álvaro Dias, auxiliado por alguns vereadores de sua base, por integrantes da gestão municipal e pelo deputado federal Paulinho Freire. Na ocasião, o grupo chegou a derrubar o portão da sede do Instituto, tamanha violência. No dia seguinte ao ocorrido, quarta-feira (09), uma comissão de diretores do SINAI-RN esteve presente no IDEMA para prestar solidariedade e apoio aos companheiros de nossa base sindical, que foram agredidos de forma covarde.
Toda a opinião pública sabe que a invasão teve como objetivo pressionar o IDEMA, no intuito de arrancar do órgão uma licença ambiental que permitiria o início das obras de engorda da praia de Ponta Negra, passando por cima de critérios técnicos que podem aferir se a engorda agride a natureza e os seres humanos. As imagens registradas, que inclusive foram destaque na imprensa nacional, mostram a que ponto chega a luta pelo poder entre os representantes dos grandes empresários e bilionários que exploram o nosso povo e as nossas riquezas naturais.
Por outro lado, em se tratando de um ano eleitoral, sabemos da disputa política que envolve os interesses representados pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a governadora do Estado, Fátima Bezerra. Sabemos que o IDEMA, assim como outros órgãos do Estado, está acabando por inanição. Isso porque faltam servidores concursados para trabalhar no órgão. É preciso sair do papel a realização de um concurso público no IDEMA.
Por fim, exigimos que o prefeito de Natal e sua turma respondam criminalmente pelo ato de violência que cometeram contra os servidores do IDEMA e o próprio instituto. Aproveitamos para cobrar da Governadora do Estado providências urgentes para que o concurso público seja realizado para um contingente de profissionais necessários ao órgão .
SINAI-RN