Os servidores do DETRAN/RN repudiam as recentes medidas adotadas pelo Governo do RN e pela diretoria do Departamento Estadual de Trânsito que flexibilizam o isolamento social no Estado e, consequentemente, comprometem a saúde da população e dos funcionários da Autarquia. Os servidores também repudiam as ações do Deputado Estadual Souza Neto (PSB), que tem se mostrado favorável ao retorno de algumas atividades do órgão, privilegiando o setor econômico em detrimento da saúde dos trabalhadores.
No momento em que não há tratamento e nem vacina para a Covid-19 e quando as atenções estão voltadas para salvar vidas, o Deputado, eleito com voto popular para representar e defender os interesses da população potiguar, passa deliberadamente a defender os interesses dos donos de concessionárias de veículos e de empresários do setor automotivo. Com isso, os servidores do DETRAN entendem que o parlamentar deveria fazer melhor uso do posto que ocupa, inclusive por meio do encaminhamento de projetos que melhorem a saúde pública no RN.
Os servidores chamam ainda atenção para o fato de que a atual diminuição no volume de vendas de veículos novos no Estado não é reflexo da paralização dos serviços do DETRAN/RN. Antes, é um reflexo do momento de incerteza em relação ao futuro que toma conta de toda a população e, por sua vez, interfere nas escolhas de consumo. Ao mesmo tempo, os servidores recordam que é possível adquirir veículo sem prejuízos referentes à fiscalização de trânsito, pois há resoluções e deliberações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que permitem, por exemplo, que o veículo possa circular tendo como documento principal a nota fiscal, sem penalidades financeiras na legalização do mesmo em momento oportuno.
Com isso em perspectiva, cobramos medidas mais responsáveis dos gestores e parlamentares e pedimos à população que, se possível, permaneça em casa para sua segurança, use máscara quando necessário, respeite o isolamento social e proteja quem você ama.
Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte – DETRAN/RN
Natal/RN, 29 de maio de 2020.