Os 30 anos que forjaram a identidade do SINAI-RN


Há 30 anos um grupo de trabalhadores e trabalhadoras da administração Indireta do RN se reunia para formar o SINAI. Essa iniciativa trazia em si a crença firme na organização, como instrumentos de superação e avanço da classe trabalhadora.

No período, o Brasil saia de uma Ditadura sangrenta. O medo ainda era uma sombra constante, mas não deteve a determinação dos bravos companheiros e companheiras que se uniram na formação do nosso Sindicato. O foco, claro, era o serviço público, mas especificamente a Administração Indireta.

Corrigir injustiças acumuladas e lutar por condições de vida e trabalho, eram as metas imediatas. Mas o próprio momento exigia mais. O Sindicato recém-nascido, já se soma às lutas sociais, aos movimentos por moradia, pelo direito a terra, por igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra todas as formas de discriminação.

E foi assim que já no seu nascedouro o SINAI forjou as características classistas que hoje, 30 anos depois, representam a sua identidade política no Rio Grande do Norte.