Para garantir envio ao Governo no mês de setembro, servidores da JUCERN decidem que Comissão deve revisar o PL do PCCR até o fim de agosto


O projeto do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Junta Comercial do Estado do RN (JUCERN) deve ser revisado pela sua Comissão até o final de agosto. É o que decidiram os servidores da Autarquia em Assembleia nesta quarta-feira, 28 de julho. O encontro aconteceu de forma presencial, mas sob os cuidados dos protocolos sanitários.

Santino Arruda, que é coordenador secretário do SINAI-RN, explica que revisar o texto do Plano tem como objetivo garantir que a proposta passe por atualizações necessárias. Isso porque está defasada, uma vez que foi elaborada na gestão passada. Porém, não avançou, caducando naturalmente em diversos pontos.

O sindicalista aponta que o processo exige pressa a fim de garantir a devida implementação em 1º de janeiro de 2022, incluindo a atualização salarial reivindicada há anos. No entanto, é necessário a direção da Autarquia, com o texto devidamente pronto, enviar a proposta ao Governo até o final de setembro. A partir daí se espera que o Executivo encaminhe a questão à Assembleia Legislativa do RN. Desta forma, será o momento de pressionar os parlamentares para forçar a aprovação da matéria. Depois, buscar a sanção por parte da Governadora.

Próximos passos

A Comissão do Plano deverá se reunir já nesta quinta (29) a fim de discutir a questão, com a expectativa de concluir os trabalho até o final de agosto. No entanto, os servidores em Assembleia chegaram ao entendimento de que deve ser feita uma proposta paralela que busque a devida atualização salarial no início do próximo ano. Isso porque existe o temor de o PCCR não avançar como se espera agora no segundo semestre de 2021.

Concurso público

Um outro ponto discutido pela categoria foi a realização de um concurso público. De acordo com Santino Arruda, os servidores e a direção do SINAI-RN também consideram essa questão prioritária: “Tendo em vista que atualmente o quadro de pessoal está em avançado processo de aposentadoria”, explica.