Para pressionar Governo, SINAI-RN agenda Parada e Ato Público; adesão da base será definida em assembleias


No intuito de pressionar o Governo por respostas acerca das demandas que foram apresentadas ainda no primeiro trimestre de 2023, o SINAI-RN decidiu convocar uma Parada de 24 horas e realizar um Ato Público em frente à Governadoria, a partir das 9h. A mobilização vai acontecer em 22/11, quarta-feira. Na ocasião, serão reivindicados reajuste salarial, concurso público, cumprimento dos planos de cargos, vale-alimentação e definição sobre o 13º. Conforme deliberado em reunião, a adesão da base será definida em assembleias ao longo de novembro.

“A parada por 24 horas, mais o Ato Público em frente à Governadoria, é uma forma da categoria dizer basta ao Governo. Ao longo de todo o ano, o SINAI exigiu e conseguiu agendar audiências com secretários, quando apresentou os problemas dos servidores e cobrou soluções. Agora, estamos em novembro e a gestão estadual não fala em qualquer melhoria para o funcionalismo. Ao invés isso, a gestão pede paciência. Ora, os servidores do RN estão cansados de esperar e as suas reivindicações são justas”, afirma Santino Arruda, coordenador substituto do Sindicato.

Alexandre Guedes, coordenador de Comunicação do SINAI e servidor do DETRAN, esclarece sobre o que reivindicam os servidores: “Reivindicamos concurso público, pois há falta de profissionais para atender à população e muitos trabalhadores estão próximos de se aposentar; cobramos que os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração das diferentes categorias sejam respeitados e cumpridos; reivindicamos reajuste salarial anual, uma vez que os salários estão desatualizados e não acompanham o custo de vida; queremos que as promoções sejam implantadas, conforme consta na legislação; reivindicamos vale-alimentação; cobramos melhoria nas condições de trabalho; e cobramos o anúncio de uma data para o pagamento do 13º salário de 2023, e que essa data seja a mesma para trabalhadores da ativa e aposentados.”

Para a coordenadora geral do SINAI e servidora da FUNDASE, Zilta Nunes, a luta dos trabalhadores vai continuar até que haja resolução para as demandas. “Enquanto entidade representativa dos trabalhadores, o SINAI faz a defesa obstinada dos interesses da categoria, cobra do Governo o atendimento da pauta e exige respeito pelos servidores públicos, que prestam um serviço diário à população e frequentemente não são reconhecidos ou valorizados. As demandas desses profissionais são legítimas e o Estado tem um dever com essas pessoas. Assim, faremos esse dia de paralisação, com o Ato Unificado a partir das 9h, em frente à Governadoria.”