Pauta de reivindicações dos trabalhadores da EMATER é aprovada por unanimidade


Em Assembleia realizada na manhã de 21 de fevereiro, os servidores da EMATER trataram das principais demandas da categoria; aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações de 2024; e definiram estratégias de luta. Confira os pontos que integram a pauta de reivindicações:

  1. Reajuste salarial com base no índice inflacionário;
  2. Concurso público;
  3. Progressões na carreira;
  4. Incentivo à qualificação; e
  5. Auxílio alimentação.

Com relação ao concurso público para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, embora tenha sido prometido pelo Governo, o certame não consta no Plano Plurianual 2024-2027. Atualmente, o órgão possui apenas 211 servidores na ativa, dos quais 56 estão aptos a se aposentar.

No condizente ao Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ), o texto está pronto, mas o programa nunca chegou a ser implementado. Já sobre o auxílio alimentação, o processo tramita na SEAD e a direção do Sindicato, em conjunto com a Assema, buscará a implementação.

A Assembleia foi convocada pelo SINAI e coordenada pelo Sindicado e pela Associação de Servidores da EMATER. Nos próximos dias, o Sindicato e representantes da Assema farão a entrega oficial da pauta de reivindicações ao Governo do Estado.