Em resposta à pressão do SINAI-RN, o Governo do Estado confirmou a correção do índice de reajuste salarial que será aplicado aos servidores do DETRAN. Após cobrança feita pelo Sindicato durante reunião com entidades representativas dos trabalhadores, o secretário de Administração, Pedro Lopes, entrou em contato direto com o SINAI para informar sobre o ajuste.
De acordo com Pedro Lopes, em diálogo com o Chefe do Gabinete Civil, foi definido que os 2,31% referentes a 50% do IPCA de 2023, acordados com os servidores do DETRAN ainda em 2024, serão somados ao reajuste de 4,83% relativo ao IPCA de 2024, totalizando um reajuste de 7,14% para os servidores do órgão. Para tanto, o Governo se comprometeu em encaminhar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa até o início de maio.
Dessa forma, em abril, os servidores receberão 4,83% de aumento, enquanto em maio, a previsão é que o índice passe a ser de 7,14%.
A reivindicação do SINAI ocorreu inicialmente em reunião realizada em 7 de abril, promovida pelo Governo do Estado com sindicatos representativos de diversas categorias, com o objetivo de revisar as informações relativas ao reajuste de 4,83% e assegurar que nenhum erro fosse cometido na implantação da recomposição salarial referente ao IPCA de 2024.
Em função de demandas específicas da base do SINAI, uma nova reunião foi realizada no dia 10 de abril entre representantes do Sindicato e o Governo, oportunidade em que a correção do reajuste do DETRAN foi novamente reforçada e acatada pela Administração Estadual.
A recomposição salarial para os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito e para outras categorias representadas pelo SINAI é resultado de um processo intenso de negociação. O Sindicato segue firme na luta para garantir o correto cumprimento dos acordos firmados.