O Procurador Geral Adjunto do Estado, Dr. José Duarte Santana, adiou a reunião que teria nesta terça-feira (05) com dirigentes do SINAI-RN e grevistas do DETRAN. Segundo o magistrado, o encontro foi adiado porque sua agenda está cheia. Assim, prometeu remarcar a reunião até sexta, 08 de julho.
Alexandre Guedes, que é coordenador de comunicação do SINAI e membro da base, lembra que o Procurador assinou o acordo firmado em 2019 entre Governo e Sindicato para viabilizar o concurso público na Autarquia.
SINAI e grevistas vão pedir apoio de deputados
Diretores do SINAI-RN e grevistas do DETRAN vão até o prédio da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (06) pedir apoio aos deputados estaduais. A ideia, definida em piquete realizado na sede estadual nesta terça, é entregar ofícios circulares a cada um dos 24 parlamentares e reunir forças para pressionar o Governo.
Greve
Os trabalhadores do DETRAN estão em greve por tempo indeterminado desde 1º de junho reivindicando a realização de concurso público na Autarquia, prometida pela gestão Fátima Bezerra em 2019. De lá para cá diversos piquetes foram realizados na sede estadual do Departamento, em Natal, e nas Ciretrans espalhadas pelo Estado, contando com a adesão de vários profissionais da Autarquia.
A atividade mais importante foi realizada em 30 de junho, quando grevistas e dirigentes do SINAI pressionaram a governadora Fátima Bezerra em evento público no município de Jucurutu.
Fátima Bezerra recebeu do grupo uma cópia do acordo assinado pelo próprio Governo em 2019 prometendo a realização do certame em 2020 e ingresso dos aprovados no ano seguinte. A Chefe do Executivo estadual ouviu as cobranças, entretanto, agiu com indiferença: “A postura dela foi de indiferença. Não falou nada, não disse que sim, não disse que não”, relata o sindicalista.