Reivindicação do SINAI-RN, Governo autoriza concurso para a EMATER; Sindicato questiona prazo e número de vagas


Reivindicação constante do SINAI-RN, o Governo do Estado autorizou a realização de um concurso para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER). Segundo o anúncio divulgado nesta terça-feira (06), o certame será realizado em 2024 com a disponibilização de 67 vagas. No entanto, o Sindicato questiona o prazo estabelecido e a quantidade de cargos ofertados.

Diretor de comunicação do SINAI-RN, Alexandre Guedes celebra o anúncio ao mesmo tempo em que diz que a entidade precisa dialogar com o Governo: “(A autorização) não deixa de ser uma vitória da luta dos trabalhadores, embora parcial. Porém, precisamos discutir esse prazo, que é muito longo. A necessidade de pessoal é urgente e bem maior que a ofertada. Um levantamento feito pelo próprio Governo indica ser necessário pelo menos mais 304 servidores no quadro da EMATER”.

O sindicalista também aponta que a gestão Fátima tem a obrigação de estabelecer prazos para os concursos para as outras áreas do funcionalismo: “O Governo tem gasto recursos públicos com mão de obra terceirizada. Portanto, há dinheiro para contratar pessoas pela via constitucional, que é a via do concurso público”, afirmou.

Alexandre Guedes disse que o SINAI ainda não recebeu a minuta do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para a realização dos certames. Prometida para 05 de junho na última audiência com o Gabinete Civil e a Secretaria de Administração, até o fechamento desta matéria não foi enviada ao Sindicato.