A direção do DETRAN-RN prometeu ao SINAI-RN que as perdas salariais acumuladas pela categoria serão repostas a partir da atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Apresentada em audiência nesta quarta-feira (22), a proposta não foi oficializada. Na ocasião, o gestor ainda mostrou um cronograma para a realização do concurso público, enviado horas depois para o Sindicato, conforme acordado entre as partes.
O diretor de comunicação e membro da base, Alexandre Guedes, explica que nesta quinta (23) o SINAI vai cobrar da gestão do Departamento a formalização da proposta. Segundo ele, a ideia é apresentar aos trabalhadores. “É preciso que a categoria analise. Por isso pedimos que o Diretor do DETRAN oficialize a proposição e nos encaminhe rapidamente”, afirma.
Alexandre espera ter a proposta em mãos até sexta-feira, 24 de setembro, dia em que a categoria se reunirá em Assembleia virtual, a partir das 15h. Enquanto isso, o que foi discutido com o Diretor do DETRAN será compartilhado com os profissionais da Autarquia no piquete de amanhã em frente à Governadoria, em Natal, e nas demais unidades do Departamento em todo o Rio Grande do Norte.
De acordo com o sindicalista, o Executivo está propondo repor as perdas salarias dos últimos quatro anos, e apresentou um índice de 15%. Contudo, os grevistas reivindicam a reposição das perdas acumuladas de 2016 para cá, que segundo levantamento do Sindicato chega a 26%. Uma outra ideia do Governo é manter a gratificação atual, embora não tenha especificado como os trabalhadores seriam contemplados.
Sobre o concurso público negociado na greve de 2019, a gestão Fátima Bezerra apresentou ao SINAI um cronograma com as datas. O documento foi encaminhado horas depois.
Assembleia virtual
Nesta sexta-feira (24), às 15h, a categoria vai se reunir virtualmente em mais uma Assembleia de greve. A conversa vai tratar dos últimos informes, avaliar a audiência com a direção geral do DETRAN-RN, avaliar o andamento da greve e deliberar novos encaminhamentos de luta. O link para acessar a sala será disponibilizado pela direção do SINAI-RN até uma hora antes da Assembleia.