Os servidores da EMATER-RN aprovaram a proposta de política salarial apresentada pelo Governo do Estado, em resposta às reivindicações do SINAI e da categoria. A aprovação, com ressalvas, ocorreu durante Assembleia dos trabalhadores coordenada pelo Sindicato e realizada em 28 de maio.
Encaminhada pelo Comitê de Gestão e Eficiência do Governo, a proposta aprovada engloba: a) aplicação do IPCA de 2024 em abril de 2025; b) implantação, em janeiro de 2026, de tabela salarial corrigida e, em abril do mesmo ano, aplicação do índice do IPCA de 2025; c) criação de uma promoção excepcional por merecimento, em agosto de 2025, que permitirá ao servidor, desde que aprovado, ascender três níveis na carreira; d) criação da letra “L”, que representa 3% a mais que a letra “K”, a partir de agosto de 2026; e e) pagamento do passivo aos servidores que progrediram de A para B no mês subsequente à assinatura do acordo com o Governo.
Apesar da aprovação, a categoria deliberou que o Sindicato reivindique junto ao Governo um índice maior entre os níveis de carreira dos servidores de nível fundamental. Esses servidores detêm os salários mais baixos entre a categoria, e o índice proposto pelo Governo está abaixo de 3%.
Outras demandas da categoria, como o auxílio alimentação e o incentivo à qualificação não foram inseridos na proposta.