Em Assembleia realizada na tarde de 24 de outubro, os trabalhadores do DETRAN-RN elegeram cinco delegados para participar do 15º Congresso do SINAI (CONSINAI) e um suplente. A categoria também definiu que os outros cinco trabalhadores que comporão a delegação da Autarquia no Congresso serão eleitos nas regionais Médio Oeste (02), Seridó (02) e Alto Oeste (01).
Ainda na Assembleia, a categoria avaliou e aprovou a proposta de um projeto para o Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) baseado em modelo da UERN. A aprovação da proposta para o PIQ foi condicionada a não redução de direitos adquiridos nas leis que regem o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores do DETRAN.
“Com a aprovação da proposta, encaminharemos o texto à Diretoria do DETRAN para que o processo de negociação do PIQ com o Governo seja retomado”, esclarece o coordenador de Comunicação do SINAI e servidor do DETRAN, Alexandre Guedes.
Após as deliberações sobre o 15º CONSINAI e o PIQ, a diretoria do SINAI atualizou os servidores acerca de outras demandas da categoria, como: concurso público; gratificações; pagamento de processos pendentes; correção da lei nº 696/2022 relativa ao plano de saúde; implantação correta da Lei nº 696/2022; e assédio moral.