SINAI convoca trabalhadores para Dia de Luta e Mobilização


05 de dezembro é Dia Nacional de Mobilização por empregos, direitos e pela soberania nacional. Para a data, estão previstas atividades em diversos estados contra os ataques do Governo Bolsonaro/Mourão/Guedes. Em Natal, haverá um ato às 16h, no calçadão da Avenida João Pessoa (Cidade Alta).

O SINAI conclama sua base para sair às ruas e participar das atividades do Dia Nacional de Mobilização por empregos, direitos e pela soberania nacional. A data (05/12) foi instituída pelas centrais sindicais, entre elas a Intersindical e a CSP Conlutas, e pretende mobilizar a sociedade contra medidas adotadas pelo Governo Federal.

O Governo Bolsonaro já atacou profundamente as aposentadorias com a reforma da Previdência. Agora, está reduzindo mais ainda os direitos trabalhistas e desregulamentando o trabalho com a Medida Provisória 905 (Carteira Verde e Amarela).

A MP 905 é extremamente maléfica para a classe trabalhadora, uma vez que:

  • Libera o trabalho aos domingos e feriados, sem pagamento como hora extra;
  • Reduz multa sobre o FGTS em caso de demissão sem justa causa de 40% para 20%;
  • Reduz o depósito de FGTS de 8% para 2%; e
  • Para o desempregado, haverá um desconto de até 8,14% no seguro-desemprego.

Como se não bastasse os males causados pela MP, o Governo Federal tem buscado alterar a Constituição para acabar com o piso mínimo de investimentos em Saúde e Educação; ataca os servidores e serviços públicos com a Reforma Administrativa; e inclui um amplo plano de privatizações de estatais estratégicas.

Para o SINAI, as medidas que vem sendo adotadas pelo Governo atacam brutalmente os direitos dos trabalhadores e certamente pioram e vão agravar ainda mais as condições de vida dos mais pobres. Assim, o Sindicato defende que é preciso manter e intensificar a luta por direitos e contra os abusos.