Uma comitiva do SINAI-RN se reuniu com a direção do DETRAN/RN para apresentar a proposta de reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos/as trabalhadores/as da Autarquia. A reunião ocorreu de forma virtual na manhã da última terça-feira (03/11). Na ocasião, o projeto do novo PCCR foi lido e debatido, com os representantes do Sindicato apontando as mudanças necessárias na legislação e os benefícios para os trabalhadores advindos da implementação do Plano.
O PCCR é fruto de uma construção coletiva em assembleias e reuniões ampliadas da categoria, bem como consultorias jurídicas aos advogados do Sindicato. Em sua totalidade, o texto contempla definições de diretrizes para:
a) Valorização dos cargos e da instituição;
b) Divisão de cargos por quadros;
c) Classificação e criação de critérios para os cargos em comissão;
d) Implantação da adequação dos cargos;
e) Critérios para promoção;
f) Mecanismos e escala de notas para a avaliação de desempenho;
g) Atribuição de competências à comissão de avaliação de desempenho;
h) Requisitos e atribuições dos cargos; e
i) Efeitos extensivos do plano.
Com o texto em mãos, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito se comprometeu a ler detalhadamente o projeto e encaminhar para apreciação técnica dos setores jurídico, financeiro e administrativo da Autarquia. A partir daí, o diretor apresentará posicionamento e remeterá o projeto ao Governo do Estado.
De acordo com o coordenador geral substituto do SINAI-RN e servidor do DETRAN, Felipe Assunção, a audiência com a direção do Departamento transcorreu de forma tranquila. Ainda segundo Felipe, deverá ser agendada Assembleia com a categoria para os próximos dias com vistas a tratar da tramitação do projeto. “Esse é um momento que requer união e mobilização da categoria”, conclui.