No dia 30 de agosto, a coordenação da Mulher Trabalhadora do SINAI-RN promoveu uma manhã de atividades para as associadas em referência ao Agosto Lilás. Na data, o Sindicato reuniu mais de vinte filiadas e ofereceu momentos lúdicos e de reflexão, com café da manhã, prática de atividade física e palestra “Violência contra a mulher”.
A atividade física ocorreu na área externa da sede estadual do Sindicato. Trata-se de uma ação que vem sendo realizada de modo regular para as associadas e ocorre todas as terças-feiras, às 9h. Durante a aula de ginástica e alongamento, a profissional de educação física chamou atenção das mulheres para a importância de uma vida ativa e de como os exercícios físicos são fundamentais para manter o corpo saudável.
A palestra, por sua vez, foi ministrada pela educadora popular, militante feminista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e integrante do Coletivo Leila Diniz em Natal, Cláudia Gazola. Em sua fala, Cláudia falou sobre os diversos tipos de violência doméstica e familiar cometidas contra as mulheres, a exemplo da violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. A educadora também falou sobre a rede integrada de proteção e apoio às mulheres, sobre a Lei Maria da Penha e sobre a importância de denunciar situações de violência. No decorrer da conversa, as associadas compartilharam histórias de vida e ressaltaram a importância de ações como a realizada pelo SINAI.
AGOSTO LILÁS
“Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340/2006. Em 2022, a lei completa 16 anos.